Para que servem?
Os aparelhos ortodônticos são “ferramentas” com as quais os objetivos do tratamento ortodôntico são atingidos. Não comandam o tratamento.
Apenas possibilitam que o ortodontista movimente os dentes e/ou ossos, de acordo com o planejamento definido por esse profissional, visando atingir objetivos previamente definidos no planejamento do tratamento.
Tipos de Aparelhos Ortodônticos
Vários tipos de aparelho podem ser selecionados pelo profissional. Estão diretamente ligados ao tipo de tratamento necessário em cada caso. Podem ser fixos, colados aos dentes, ou removíveis, colocados e removidos pelos pacientes.
Nas crianças, aparelhos removíveis são muito comuns. São muito eficientes, e geralmente não causam desconforto durante o tratamento.
Podem tanto fazer movimentos nos dentes como ajustes do crescimento dos ossos da face, quando necessário.
Há também aparelhos colados nessa idade, ficando apenas sob o controle do profissional.
Quando não há mais dentes de leite, independente da idade (adolescente, adulto ou na presença de maior idade), os aparelhos fixos corretivos foram os únicos indicados até pouco tempo atrás.
Aparelhos ou Alinhadores Invisíveis
É possível se fazer diversos tratamentos corretivos também com o auxílio dos alinhadores ortodônticos, os quais são removíveis, extremamente estéticos e muito mais confortáveis.
Além disso, os tratamentos com alinhadores têm se mostrado mais eficiente, sendo realizados em um tempo menor do que quando bráquetes são utilizados.